a luta continua! a luta continua! a luta continua! a luta continua! a luta continua! /§(o_o)§\

sábado, 11 de agosto de 2007

# 47 - Pedra Filosofal -
eternamente belo!....

Se um pouco de alquimia ajudasse...

Eles não sabem
nem sonham
que o sonho comanda a vida
e que sempre que um homem sonha
O MUNDO PULA E AVANÇA
como bola colorida
entre as mãos de uma criança




Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso,
em serenos sobressaltos
como estes pinheiros altos
que em verde e ouro se agitam
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma. é fermento,
bichinho alacre e sedento.
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel.
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa dos ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança.,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
para-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra som televisão
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança.

Um poema de António Gedeão
imortalizado pela voz de: ....

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

# 46 - antes que seja tarde...

uma interpretação que até eu já tinha esquecido...



antes que seja tarde

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

# 45 - coisa ...séria!!!!!!

caso sério... mesmo!!!!



A critica social cantada
continua a ser feita no 27, no 28, no 29... de Abril
porém
porque é incómoda
porque não convém
é sufocada
é amordaçada
é silenciada...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

# 44 - GENTE BONIIITTAAAA!!

SEMPRE ÍMPAR
SEMPRE IGUAL A SI PRÓPRIO:



Há palavras que são intemporais...

Há palavras que deveriam ter eco
em todos os corações...

# 43 - "temos a força dos ventos..."

temos a força dos ventos
já ninguém nos aguenta
e se a nossa moda é lenta
vão depressa os pensamentos

terça-feira, 7 de agosto de 2007

# 42 - queixa das almas jovens censuradas



poema de Natália Correia:

Dão-nos um lírio e um canivete
e uma alma para ir à escola
mais um letreiro que promete
raízes, hastes e corola

Dão-nos um mapa imaginário
que tem a forma de uma cidade
mais um relógio e um calendário
onde não vem a nossa idade

Dão-nos a honra de manequim
para dar corda à nossa ausência.
Dão-nos um prémio de ser assim
sem pecado e sem inocência

Dão-nos um barco e um chapéu
para tirarmos o retrato
Dão-nos bilhetes para o céu
levado à cena num teatro

Penteiam-nos os crâneos ermos
com as cabeleiras das avós
para jamais nos parecermos
connosco quando estamos sós

Dão-nos um bolo que é a história
da nossa historia sem enredo
e não nos soa na memória
outra palavra que o medo

Temos fantasmas tão educados
que adormecemos no seu ombro
somos vazios despovoados
de personagens de assombro

Dão-nos a capa do evangelho
e um pacote de tabaco
dão-nos um pente e um espelho
pra pentearmos um macaco

Dão-nos um cravo preso à cabeça
e uma cabeça presa à cintura
para que o corpo não pareça
a forma da alma que o procura

Dão-nos um esquife feito de ferro
com embutidos de diamante
para organizar já o enterro
do nosso corpo mais adiante

Dão-nos um nome e um jornal
um avião e um violino
mas não nos dão o animal
que espeta os cornos no destino

Dão-nos marujos de papelão
com carimbo no passaporte
por isso a nossa dimensão
não é a vida, nem é a morte

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

# 41 - "no comboio descendente..."

a metáfora de ontem
continua a ser
a verdade de hoje...



No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...

No comboio descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
No comboio descendente
De Cruz Quebrada a Palmela...

No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormnindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No comboio descendente
De Palmela a Portimão

Letra de Fernando Pessoa


e... QUEM EMPRESTA A VOZ A TÃO SÁBIA ANÁLISE ?

domingo, 5 de agosto de 2007

# 40 - solidariedade - deficiência

“Falar de igualdade de oportunidades em Portugal
é falar de uma grande treta”


A luta contra a discriminação é a grande batalha do minhoto


O “grito de protesto” de José Lima está a ser dado desde o dia 1 de Agosto, altura em que iniciou a sua volta a Portugal em cadeira de rodas e que unirá a cidade minhota de Viana do Castelo à solarenga cidade de Faro, no Algarve. Hoje a quinta etapa, de um total de 21, terminará em Anadia, amanhã será a vez de Coimbra, sempre a descer até à cidade mais a sul do continente português, a uma média de 40 km por dia.
José Lima de 52 anos propôs-se fazer esta desgastante viagem de mais de 800 km para que os direitos dos deficientes motores não sejam esquecidos: "Estamos no Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades, mas falar de igualdade de oportunidades em Portugal é falar de uma grande treta. E é isso que eu quero denunciar com esta viagem", resumiu o português natural de Ponte de Lima, que teve de adaptar uns “pedais manuais” à cadeira de rodas, para que o esforço feito durante a viagem fosse mais reduzido.
[Link ]

“Levo comigo um saco-cama e dormirei na rua

em frente às Câmaras

que não me derem apoio”.

Aqui fica a nossa solidariedade

e aplauso pela atitude corajosa!!


Toda a pedagogia, nunca é demais:


# 39 - os filhos da escola

Os filhos da ESCOLA
« o eclipse da família »

Encontrei este post no blog "we have kaos in the garden" LINK
Devido à ENORME importância e pertinência do tema, decidi fazer aqui um destaque, valorizando todas as sábias e conscientes opiniões de pais e professores, que constavam nos comments.

Fica aqui o meu contributo, em forma de eco, associando-me às opiniões que também subscrevo.

As caracteristicas próprias da infãncia e de cada faixa etária estão a ser progressivamente desrespeitadas e ignoradas. Cada vez mais as crianças são tratadas como adultos em ponto pequeno.


A farsa da educação - Kaos
Como pai de duas crianças não posso deixar de estar preocupado com o caminho que segue a nossa politica de educação. Não me parece que fechar as crianças na escola durante todo o dia, para assim possibilitarem aos patrões explorar melhor os seus paizinhos, seja o melhor para um crescimento saudável. Claro que podemos encontrar aqui uma intenção de transferir a formação de mentalidades da família para o Estado, facilitando a criação de uma maior competitividade entre as crianças, uma maior estupidificação e uma docilidade frente a um previsível Estado mais totalitário e opressivo. Vamos ver se esta tendência para retirar as crianças do seio familiar vai continuar e se não chegaremos ao ponto de ver as crianças a ser entregues ao Estado logo após o nascimento. Não estamos muito longe do admirável mundo novo que Aldous Huxley tão bem descreveu.


sá morais Já se começa a notar esse desmembramento familiar... Pais que não conhecem os filhos e vice-versa... E a tal uniformização humana. Resta-nos lutar contra isso, lutar pelas gerações futuras, educando os nossos filhos de forma efectiva, gerando consciências criticas, gerando laços afectivos, gerando seres livres e pensantes!
Ainda sobre o ensino, uma questão que gostaria de deixar no ar: O governo parece estar a cortar nas contratações de pessoal auxiliar ( tão necessário ) para o ensino, levando assim em frente a sua politica de contenção... Mas, qual é o meu espanto, todos os dias abrem concursos públicos para contratações de engenheiros, arquitectos, professores do ensino universitário! È esta a contenção? E as bases?!
Agora até querem as escolas vigiadas por câmaras e alarmes... Quem irá ganhar com isso? E será que isso elimina o elemento humano? Não!! O que virá a seguir? Robots?!


luís - Alarmes, câmaras, cartões que tudo registam do Aluno. Cada vez mais tempo na Escola. A ter disciplinas como Estudo Acompanhado, Área de Projecto, Formação Cívica, cujas horas foram retiradas às outras disciplinas. Isto enquanto as crianças aprendem o que é o narrador heterodiegético ou a aférese antes de chegarem ao fim da escolaridade obrigatória. No geral, os programas são péssimos, com destaque para o Português, em que é fundamental saber-se descrever um (porque há muitos) funcionamento da língua (e.g. gramática descritiva) em detrimento do seu uso, o Inglês, em que se tem de saber os nomes dos tempos dos verbos (História verídica: "Já sei pôr as frases todas no Present Continuous!" "E o que é que elas querem dizer ?" "Não vai querer que saiba isso também!!!", a Matemática em que por exemplo no 5º ano é preciso saber descrever e nomear as propriedades das operações e saber, por exemplo, qual é o elemento neutro da adição ou da multiplicação, em detrimento de saber realizá-las bem. Isto não há maneira de entrar naquelas iluminadas cabeças que nos desgovernam. Como não se percebe porque é que há escolas com 120 minutos de uma disciplina por semana e outras com mais (as escolas é que decidem, desde que o picareta falante do Santos Silva foi ministro e a Ana Benavente secretária de estado), quando no nono ano os Alunos têm exames nacionais a L.P. e a Matemática, tendo uns tido mais aulas que outros durante os anos da escolaridade obrigatória. Não será isto até inconstitucional ? Podíamos estar aqui a dar inúmeros exemplos, mas não vale a pena. Percebe-se que esta gente não tem a mínima ideia de onde quer ir e como lá chegar. Mas lá que estrebucham muito, estrebucham. Infelizmente, não é o estertor final ...


luikki muito bem observado!
esse prolongamento de horários vem na mesma linha daquilo que propôs o palhaço que está à frente do ministério do trabalho para horários alargados nas creches e infantários ( a grande mioria deles privados) para que assim os pais possam continuar a ser explorados pela canalha patronal....
o falso engenheiro que gosta de citar a finlãndia como exemplo a seguir, desconhece, ou finge desconhecer, as cargas horárias desse país...seja para pais ou para alunos...


Carolina L. C. Pois...no dia em que os pais tomarem consciência que a D. Lurdes destruiu o sistema de ensino em Portugal e que agora, os seus filhos jamais conseguirão recuperar o tempo perdido...talvez Portugal possa começar a preparar o futuro das novas gerações! Hoje em dia, pais, com a conivência do ME, despejam os seus filhos nas escolas como se de coisas se tratassem. Lá crescem...lá aprendem a desenvencilhar-se...lá aprendem cada vez mais o mínimo possível! Não interessa, segundo o ME, que aprendam a ler...a escrever...a contar! O importante é que tenham competências para...ou que demonstrem, ainda que tenuamente, que, um dia, as possam vir a ter! O sucesso está garantido já que a malta é toda para passar! Todos têm sempre competência para qualquer coisa e é importante valorizar sempre esse pequeno nada no universo do muito que ele podia, de facto, aprender! Quando estão em risco de reprovar...passam para os cursos profissionais e outras oportunidades! O importante é passar e fazer de conta que o sucesso é, realmente, um sucesso! Os exames vão, claro, descendo o grau de exigência para que o sucesso final possa acompanhar o sucesso ao longo do ano! Os alunos saem dos exames " na boa", como eles próprios confessaram nas televisões! Passam o dia fechados nas salas de aula e os paizinhos satisfeitos porque, agora, os professores não faltam! Cada um lá sabe o que deseja para os seus próprios filhos...No meu tempo, tínhamos aulas só de manhã...ou só de tarde. Tínhamos tempo para o ballet...o conservatório...os escuteiros...para brincar. Agora, o ME trata as crianças deste país como animais em cativeiro: fechados...apertados em turmas a abarrotar...com vigilância apertada, dando-lhes migalhas como alimento intelectual e espera que cresçam. E eles crescem! Não crescem saudáveis…nem capazes de ir muito longe, mas crescem! Se o objectivo dos pais é apenas vê-los crescer, está tudo certo! As Escolas estão desmotivadas...vestidas de negro...cansadas com tanta injustiça, tanta incompetência…e cumprem como podem o que o ME lhes exige para não terem direito a processos Charrua! O ME assim o exige...os professores protestam, mas como os pais acham que está bem...que fazer? Como lutar contra esta gente sem lei? A D. Lurdes não tem lei! Ela manda e os outros têm que obedecer! É a lei dela! Como lutar contra estes atropelos constantes ao bom-senso? As escolas estão exaustas! Os professores estão em vésperas de novo ano lectivo e ainda não tiveram paz! Os professores estão no limite das suas forças! Oxalá, consigam evitar olhar cada criança como se de filhos da D. Lurdes se tratasse…


kaótica Muito bons os vossos comentários, gostei especialmente do da Carolina por abordar o lado dos pais, a falta que os pais fazem para que a luta aconteça. Os pais estão anestesiados, têm os seus problemas para resolver e os filhos são um deles. Nas ferias lá haverá algum tempo para a família... nos dias de trabalho o puto que esteja na escola. Porque não aprende nada? Ah isso são os malandros dos profs, ainda bem que a Lurdes os faz trabalhar sem descanso. Os pais hão-de acordar quando virem os inúteis que geraram; outros rejubilarão ao verem os seus rebentos a assumir o comando dos outros robôs. O que todos querem é que o sistema continue a mantê-los por isso mantêm o sistema. Podre, podre sistema do capital que destroi as suas próprias estruturas, a tua força de trabalho desvalorizada pelos seus lucros brutais. A educação de agora só procura gerar mão de obra barata ou então tornar uns mais incapazes do que outros para depois chegarem aos lugares do poder. Triste traste de educação e de ministra e de governo e de união europeia do Durão Barroso. Mas que democracia é esta onde mandam mais os perdedores?


João rato a seguir ao negócio das câmaras - atenção não são de segurança são de VIGILÂNCIA - virão as pulseiras electrónicas!
O conceito de escola está ultrapassado, a ideia é a do internato!

sarcástico
Gostei de ver esta questão aqui abordada, pois receio que nem todos os pais se apercebam em consciência de tal fenómeno. Os professores que o são por vocação e os pais conscientes já o começam a sentir na pele. Tranquilizou-me a primeira leitura de férias, da autoria de um famoso professor de Ética na Universidade de Madrid (trouxe-me segurança, sentindo que não estou só e em delírio) dando a uma parte da obra o título «O eclipse da família» e salientando o seguinte:«Os docentes dão-se conta do fenómeno e uma das suas queixas mais recorrentes é a de que as crianças chegam à escola com um núcleo de base de socialização insuficiente para poderem enfrentar com sucesso a tarefa da aprendizagem».
Sucede que quando «escolas» são consideradas «empresas» falta a sensibilidade para estas questões.
No 7º ano de escolaridade, os alunos têm 16 disciplinas, passando tantas horas em aulas que não socializam e muitos pais nem sempre se dão conta, pois trabalham sem horário e longe da habitação.

# 38 - o ontem + o hoje = SEMPRE



Cristina Branco



Dulce pontes



vozes da radio



ruy dadid